Dia do Índio - 19 de Abril
O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada em 19 de abril. Celebra a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Foi criado, em 1943, por meio de um decreto do governo de Getúlio Vargas. Sua criação foi resultado de uma orientação realizada no Congresso Indigenista Interamericano.
A data surgiu na década de 1940 durante o governo Estado Novo de Getúlio Vargas. No dia 19 de abril de 1940, um evento ocorrido no Pátzcuaro, no México, reuniu autoridades de quase todas as nações americanas, com intuito de realizar diversas recomendações de dar mais atenção ao povo indígena.
O dia 19 de abril foi escolhido para se comemorar a cultura indígena a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o objetivo de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
ÍNDIOS PANKARARUS;
Pankararu é um povo indígena originário do semiárido brasileiro próximo ao Rio São Francisco, área habitada continuamente a cerca de 7000 anos. Como outros povos vizinhos, sofreu grandes ataques na expansão do colonialismo português desde o século XVI, perda dos seus territórios, liberdade e língua.
O povo Pankararu é uma etnia indígena que tem sua origem no sertão de Pernambuco e há décadas estabeleceu uma rota migratória para a cidade de São Paulo, em especial para a favela do Real Parque, localizada no distrito do Morumbi.
A etnia Pankararu guarda uma cultura própria cercada de mitos e magia: declaram-se católicos, porém, não abandonaram as práticas religiosas dos seus ancestrais, como por exemplo, o Menino do Rancho, a Corrida do Imbu, a Mesa de Cura, e o Toré.
fonte: google