Comissão que analisa MP do saque do FGTS faz audiência pública nesta quinta

por Egidio Mendes publicado 04/05/2017 08h58, última modificação 04/05/2017 08h58
Foram convidados representantes da Caixa Econômica Federal, da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal e da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 763/16, que autorizou saque de contas inativas do FGTS, fará audiência pública interativa nesta quinta-feira (4). A reunião está marcada para as 9h30, no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Convidados
Foram convidados para a audiência pública:
- Presidente da Caixa Econômica Federal (Caixa), Gilberto Magalhães Occhi;
- Presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira;
- Conselheira suplente e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano; e
- Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas

A MP autorizou saques do FGTS de contas que estavam inativas até 31 de dezembro de 2015. De acordo com o governo, cerca de 10 milhões de pessoas têm direito a esses recursos, o que deve totalizar mais de R$ 30 bilhões a serem liberados em cinco etapas. Também de acordo com o governo, 8 milhões de cidadãos sacaram os valores a que tinham direito.

A autora do requerimento para audiência pública, deputada Margarida Salomão (PT-MG), afirmou que, apesar de os trabalhadores já estarem no meio do processo de retirada do dinheiro, é necessário esclarecer a importância do FGTS. “É uma coisa que tem que ser bem discutida. Seria muito impróprio que nós definíssemos uma matéria tão relevante quanto essa, que é uma alteração nas regras que regem o Fundo de Garantia, sem ouvirmos os trabalhadores, se não ouvirmos a própria Caixa”, afirmou.

O relator da MP, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), contestou a necessidade de audiências públicas e lembrou que os saques já estão na segunda fase. “É um assunto extremamente técnico, mais de oito milhões de brasileiros já sacaram o seu FGTS dessas contas inativas, perfazendo mais de R$ 12 bilhões, dos quais sem sombra de dúvida vem alimentar e fomentar o crescimento da nossa economia. Faço questão de dizer que foi uma decisão acertadíssima.”

Os saques do FGTS vão até 31 de julho e variam de acordo com o mês de aniversário do beneficiário.

error while rendering plone.comments